sábado, 24 de março de 2012

TRATADOS X ALIANÇA

Êxodo inclui vários tipos e gêneros literários ente eles poesia, textos de aliança e material legal... Um dos grandes poemas do AT é o “Cântico do Mar” (Ex.15.1-18,21), que celebra o livramento de Israel com a travessia do Mar Vermelho.  O poema mistura características de hino de louvor, cântico de coração, litania e salmo de vitória.  Essa mistura dá a entender que tenha múltiplos propósitos.

A presença de certos temas e termos característicos de mitos mesopotâmicos e cananeus não indica que seja um simples mito, nem mesmo moldado segundo os mitos.   O poema só emprega as imagens e o estilo vivo da poesia mítica para comunicar a majestade de Javé e seu domínio sobre seus inimigos.   Por um lado, os paralelos entre a poesia épica ugarítica da Idade Posterior do Bronze dão evidências de sua grande antiguidade e composição mosaica.

Benefício ainda maior proveio da descoberta de que partes de êxodo (20.2 -23.33) lembram tanto em forma como em conteúdo certos textos de alianças e códigos  legais do antigo Oriente Próximo.   Estudiosos têm observado paralelos nítidos entre textos hititas antigos e os textos de aliança e textos leais do AT.  Uma das conseqüências disso é que pelo menos agora muitos estudiosos pensam que essas passagens de êxodo são muito mais antigas do que se supunha.

Os textos da Aliança, como os tratados hititas, contém estipulações tanto gerais como específicas. Os Dez Mandamentos constituem a chamada seção de “estipulações gerais” do texto de aliança.  Eles definem princípios fundamentais de comportamento sem referencia a motivos ou resultados.

A segunda divisão principal (21.1 – 23.19) é descrita como de “estipulações específicas”.  Seu propósito é detalhar os princípios estabelecidos dos Dez Mandamentos e tratar de problemas específicos enfrentados pela comunidade. 


 A primeira subdivisão dessa parte (21.1 -22.1) consiste em JURISPRUDÊNCIA.  Ali os estatutos dizem:  “Se alguém...eis a penalidade”. 


A segunda subdivisão (22.18 – 23.19) é composta principalmente de ABSOLUTOS MORAIS: “Não...” ou “Se fizerdes isto e aquilo...não fareis isto e aquilo.”


...Êxodo insere material legal (20-23) entre narrativas que prenunciam (19) e relatam o compromisso de Israel com a Aliança (24).  Essa estrutura de inserção dá a entender que as partes legais encontram seu devido lugar no contexto da Aliança. Em outras palavras Êxodo não é um tratado legal “abstrato”.  Antes, é lei nascida na situação “concreta” da aliança de Javé firmando compromisso com a nação de Israel a quem ele livrou da escravidão egípcia.

TRATADOS DO ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO X ANTIGO TESTAMENTO
Os tratados  do antigo Oriente Próximo são importantes porque esclarecem os pactos e tratados no AT. Eles são especialmente importantes por fornecer dados históricos para a compreensão  de um dos termos bíblicos mais importantes – Aliança.  

As descobertas históricas

Quase nada sabíamos a respeito de tratados do antigo Oriente Próximo antes do início da pesquisa arqueológica do séc. XIX.  Desde então, numerosos exemplos de tais pactos (alianças) têm sido descobertos, ficando eles à disposição de estudiosos da Bíblia e sendo analisados minuciosamente.

Os mais importantes foram os tratados hititas de sua antiga capital, Boghazkoy (Turquia hoje). Datam do fim da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro, no princípio da era bíblica.

As formas dos tratados

Os tratados hititas e de outros povos assumiam uma de duas formas: paridade ou suserania.  O tratado de paridade era firmado entre iguais. O tratado de suserania era firmado entre um soberano (suserano) e um vassalo (súdito). (1) Era elaborado pelo poder superior e imposto ao inferior.  Esse tipo é o mais importante para os estudos bíblicos.  Ambos os tipos de tratado contêm certas cláusulas que incluem um  título que identifica a parte principal, (2) um prólogo histórico para mostrar como os benefícios passados conferidos pela parte principal devem inspirar o vassalo a (3) uma atitude grata e uma (4) lista de estipulações (obrigações, leis). Eles também prevêem (5) medidas para a conservação do documento (em geral pelo depósito no santuário do vassalo), (6) as testemunhas da aliança (em geral os deuses de ambos os lados), (7) as bênçãos e maldições que resultarão de sua observação ou violação, (8) uma prescrição de sua leitura pública regular e um (9) voto que ratifica a aliança numa cerimônia solene. 
Mesmo no caso de um tratado de suserania, que na realidade era imposto pelo soberano ao vassalo, o poder superior também (10) assumia certas obrigações para com o vassalo. 

Abaixo podemos ver a relação entre os Tratados x Antigo Testamento:

(1) Poder superior e inferior - Deus e o povo
(2) Prólogo -> História da libertação da escravidão no Egito
(3) Atitude grata -> obediência, adoração somente à Deus em sinal de reconhecimento
(4) Lista de estipulações - Mandamentos e leis diversas
(5) Medidas para conservar o documento -> Arca da Aliança, templo.
(6) Testemunhas da Aliança -> israelitas e Deus
(7) Bençãos e maldições -> Promessas e castigos
(8) Leitura pública regular -> culto, pregação
(9) Voto em cerimônia solene -> altar erigido e holocaustos e sacrifício de novilhos
(o povo concordou com os termos da Aliança "Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos" 24.7
(10) Obrigações para com o vassalo -> tenho que ver isso ainda (estava com sono e fui dormir...)hehehe

A aplicação aos estudos bíblicos


A forma da aliança bíblica apresenta paralelos com a forma do tratado hitita. Estudiosos tem encontrado semelhanças de abordagem e até de esboço entre a forma hitita  e o livro da aliança (o código da aliança) de êxodo 20-23. Todo o livro de Deuteronômio e  Josué 24. Deuteronômio é quase inteiramente aliança em sua forma e conteúdo, como também as outras partes do AT (alguns entendem que se pode analisar toda a bíblia segundo esse padrão. 

Moisés parece ter feito uso da forma de tratado de uso comum no mundo de sua época para expressar a relação de aliança entre o Senhor e seu povo. 
O sacrifício de um animal na ratificação de um tratado implica que a parte que violasse o tratado podia esperar destino semelhante como conseqüência.  É provável que também houvesse um sentido de união entre as duas partes contratantes por meio do sacrifício animal e, talvez a aspersão de seu sangue sobre os participantes ou sobre seus representantes.


O valor ético

Os  DEZ MANDAMENTOS são uma expressão do próprio caráter de um Deus santo, fiel, glorioso e salvador.  Mesmo os “estatutos” e “julgamentos” voltados especificamente paa o Israel do AT exemplificam padrões de santidade e integridade, sendo partes indispensáveis do que Deus espera de seu povo de todas as épocas. 

As alianças das Escrituras não eram isoladas nem dissociadas do que ocorria no mundo da época.  O Senhor optou por fazer uso de um conceito comum e bem conhecido.  Assim como fizeram em muitos casos, os autores bíblicos tomaram padrões já encontrados no mundo ao seu redor e os redimiram (batizaram) para a  glória de Deus.

O Senhor optou por revelar-se a seu povo não num vácuo, mas num ambiente cultural definido.  Por isso é tão importante conhecer o mundo bíblico, situar-se nele e conhecer seus costumes e padrões de pensamento, quando tentamos compreender melhor as escrituras.

4 comentários:

  1. Se puderem citar fontes sobre o Tratado dos Hititas e outros do Oriente Médio Antigo seria útil.

    ResponderExcluir
  2. Amigo? Como entender Ex 23:20-23 sobre está aliança Suseriano Vassalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como diz o artigo. O suserano promete proteger o vasalo (Israel) na peregrinação do deserto contra todos os inimigos e garante levá-los a salvo até a terra prometida.

      Excluir